Organizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), o 1º Encontro Jacques Klein – Educação Musical e Terceiro Setor reunirá durante os dias 30 e 31 de maio, de 8h as 17h, convidados, visitantes, professores e educandos no Centro de Treinamento Prof. Antônio de Albuquerque Sousa Filho.
O Encontro se propõe a discutir a educação musical, com foco no público infantil. De acordo com Bia Fiuza, diretora do IBLF, o evento “visa criar um diálogo, uma rede de conexão entre instituições do terceiro setor que trabalham com educação musical de crianças e jovens. Além de fazer a ponte entre esta e outras instituições, como as Secretarias de Educação e de Cultura, Faculdades, escolas, entre outras”.
A programação desta primeira edição inclui oficinas, palestras, debates e ensaios abertos. Dentre os participantes convidados estão: Ricardo Maluf (SP), Ênio Antunes (Tapera das Artes), Arley França (Projeto Jacques Klein), Adriano Martins (Orquestra de Sopro de Pindoretama) e Gerardo Viana Junior (UFC).
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site da instituição.
Jacques Klein
Além do Encontro, o pianista cearense de Aracati Jacques Klein também nomeia um projeto de música clássica desenvolvido no IBLF. O seu legado, inclusive, influenciou diretamente na criação do projeto de educação musical que hoje atende cerca de 250 alunos.
Bia Fiuza explica que a escolha específica por Jacques Klein, dentre tantos outros nomes de destaque na música erudita, se deu por dois motivos: “Dentre os músicos brasileiros, ele foi um dos grandes nomes a obter reconhecimento mundial, portanto, é merecido resgatar a memória desse músico tão prestigiado. Além disso, ele é da família, é primo da minha avó”.
Klein chegou a se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, junto ao maestro Eleazar de Carvalho. Em 1953, concorrendo com 113 candidatos vindos de 33 países, venceu por unanimidade o Concurso Internacional de Execução Musical, em Genebra, na Suíça. A partir de então, alcançou grande sucesso na Europa. No Brasil, compôs com Dorival Caymmi, e ainda dirigiu a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
SERVIÇO
1º Encontro Jacques Klein – Educação Musical e Terceiro Setor
Onde: Centro de Treinamento Prof. Antônio de Albuquerque Sousa Filho (Rua Adolfo Moreira de Carvalho S/n – Atrás do Fórum Clóvis Beviláqua – Edson Queiroz)
Quando: 30 e 31 de maio
Horário: 8h as 17h
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA 30/05
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura do evento
9h – Intervalo
9h30 – Palestra “Como uma idéia vira um projeto: cases de sucesso” – com Ricardo Maluf
11h30-13h30 – Intervalo
13h30- Oficina para gestores: Como apresentar seu projeto e captar recursos – com Ricardo Maluf
13h30 – Oficina para educadores: Práticas musicais na educação infantil – com Leila Uchôa e Clara Bezerra
13h30 – Oficina para educadores: Educação Musical por meio da Banda e da Orquestra – com Arley França
15h30 – Intervalo
16h-17h – Construindo uma Rede de Educação Musical no Ceará
SÁBADO 31/05
8h – Credenciamento
8h30 – Ciranda do Som, com alunos da Orquestra de Sopros de Pindoretama, Projeto Jacques Klein e Tapera das Artes.
9h30 – Intervalo
10h – Mesa Redonda: Educação Musical e Terceiro Setor – Gerardo Viana Junior (UFC), Ênio Antunes (Tapera das Artes), Arley França (Projeto Jacques Klein) e Adriano Martins (Orquestra de Sopro de Pindoretama)
10h – Oficina para alunos: Percepção Musical – com Clara Luz e Armando Costa
10h – Oficina para alunos: Percepção Musical – com Leila Uchôa e Grayce Kelly
11h30-13h30 – Intervalo
13h30 – Oficina de Cordas Friccionadas (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo) – com Ênio Antunes, Grayce Kelly e Marcelo Bugi
13h30 – Oficina de Violão – com Armando Costa
13h30 – Oficina de Sopros – com Adriano Martins
15h – Intervalo
15h30-17h – Ensaio aberto da Orquestra Sinfonia.br sob a direção do Maestro Arley França