Campeonato reuniu os principais atletas da América do Sul e contou com a participação de mais de 80 equipes
O taekwondista Andrei Alves (13), atleta-bolsista do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, trouxe para casa duas medalhas da VIII Copa América de Taekwondo, considerada a principal competição internacional organizada pela Liga Nacional de Taekwondo. A competição aconteceu em São Paulo/SP, entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2015.
Andrei, que é filiado à Federação Cearense de Taekwondo Interestilos, conquistou pódio na competição depois de enfrentar atletas de vários estados do Brasil e de outros países, levando medalha de ouro na apresentação individual na categoria Cadete, para atletas de 12 a 14 anos e prata na categoria Luta, levantando a bandeira do Estado do Ceará no torneio.
O jovem cearense que mora na cidade de Caucaia, começou a carreira cedo, aos 6 anos, em 2008 e já possui um histórico representativo de conquistas, trazendo na bagagem medalhas como: dois ouros no Campeonato Brasileiro(2014), um ouro no Campeonato Cearense(2014), três medalhas de ouro e duas pratas na Copa América(2012, 2014 e 2015).
Segundo o atleta, o bom desempenho nos campeonatos é fruto de uma rotina que exige muita dedicação. “Sempre me dedico muito nos treinamentos, é uma etapa muito importante na carreira de qualquer esportista e eu estou sempre praticando e aprendendo sobre o Taekwondo”, afirmou Andrei Alves.
O pai de Andrei, André Rick, reforça o empenho e esforço do atleta que treina até 3 vezes por semana em duas academias diferentes. “O Taekwondo trouxe ao Andrei uma qualidade que me impressiona muito, a paciência que é um dos lemas desse esporte. Eu sempre falo pra ele que junto ao Taekwondo tem que vir os estudos e ele é um menino bom, estudioso”. Ele ressaltou ainda a importância do IBLF na carreira de Andrei, “o Andrei é bolsista do IBLF e, através dessa ajuda, conseguimos adquirir os equipamentos necessários para garantir a participação dele nas competições que estão previstas durante todo o ano”, complementando que existe um esforço conjunto tanto da família quanto do apoio que o instituto oferece.
Para 2015, Andrei já recebeu convites para participar de outras competições, tanto regionais quanto nacionais.
Sobre o IBLF
O IBLF desenvolve projetos para o público infanto-juvenil, estimulando a produção de conhecimento, a disciplina e a auto-confiança através da arte e do esporte.
O Projeto Bushi-No-Te conta hoje com 150 alunos de karatê. Sempre destaque nos campeonatos locais e regionais, os atletas têm se mostrado cada vez mais motivados e capazes também nos campeonatos nacionais e mundiais, conquistando inúmeras medalhas e troféus a cada novo desafio. Contamos também com um programa de bolsas para atletas em artes marciais, que garante apoio a jovens no dia-a-dia de treinos e permite sua participação em campeonatos importantes fora do Ceará.
O Projeto Jacques Klein visa a formação musical de crianças e jovens e conta com uma competente equipe de professores, músicos dedicados à excelência dos seus alunos. Hoje, 260 educandos se dividem em dois núcleos, em cursos de musicalização, canto-coral, violino, viola, teclado, contrabaixo, violoncelo, flauta e violão. Através deste projeto estão se formando grupos musicais, como a orquestra infanto-juvenil Jacques Klein, o sexteto de violões e o coral infanto-juvenil. Temos a ambição de formar jovens comprometidos com o futuro e capazes de trilhar um caminho de sucesso. Ao final de cada semestre é realizada uma apresentação aberta ao público, na qual participam todos os educandos.