Projeto Clássicos na Lagoa contribui com a popularização de música erudita em Fortaleza
Música erudita para a população e ao pôr do sol, é o que o projeto Clássicos na Lagoa realiza nesta sexta-feira (07/07), às 17 horas, às margens da Lagoa do Porangabuçu. O concerto é apresentado pela Camerata de Violões Cordas Cearenses, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF).
A Camerata é um dos grupo de referência do IBLF, reunindo 12 alunos dos três núcleos do instituto, no Passaré, José de Alencar e Henrique Jorge. Sob a regência do professor João Paulo Nobre, o grupo é formado por jovens entre 13 e 19 anos. Em seu repertório, o conjunto reúne nomes como Sebastian Bach, Fernando Sor, Villa Lobos e Syuvius Leopold Weiss.
Com atividades iniciadas em 2015, as Cordas Cearenses vêm contribuindo com a formação artística e acadêmica nos alunos. Antônio Anderson, integrante desde a formação do grupo, ingressou na Faculdade de Música da Universidade Federal do Ceará e agora participa de um programa de monitoria do IBLF, onde recebe bolsa.
O projeto Clássicos na Lagoa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas (ICM), em parceria com o IBLF e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, que tem por objetivo disseminar a música erudita no espaço público, contribuindo com a formação de plateia e a promoção da saúde.