Alunos do Programa de Música Jacques Klein são aprovados nas principais universidades do Ceará
Oportunizar crianças e adolescentes ao ensino da música de excelência e de forma gratuita, é o que o Programa Jacques Klein realiza em Fortaleza. Atuando em bairros de alta vulnerabilidade e risco social, o projeto oferece uma nova perspectiva de futuro para seus alunos, que hoje são destaques nos palcos e na vida. No início deste ano, alunos do Programa foram aprovados nas principais universidades públicas do Ceará.
O Programa de Música Jacques Klein, projeto artístico do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), começou suas atividades em 2012, no Jardim União II, no bairro Passaré. Nos anos seguintes, firmou parcerias com a Fundação Carlos Pinheiro (2013) e Casa de José de Alencar (2014). Cinco alunos desta última, inclusive, ganharam destaque no início deste ano, ao serem aprovados na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
A primeira a saber da notícia de ingresso ao ensino superior foi Gabrielly Targino, de 20 anos. Aprovada na Faculdade de Letras Inglês da UECE, a aluna de violino do IBLF espera ser tradutora, mas assegura que seu grande objetivo é a música. “Eu quero ser cantora. Subir ao palco, me apresentar. Este é o meu maior sonho”, suspira.
Aluna de escola particular, instruída por familiares com formação superior e que sempre a incentivaram aos estudos, ela conta que foi uma surpresa entrar no Jacques Klein, por não se enquadrar no perfil buscado pelo IBLF. “Eu caí de paraquedas”, relata Gabrielly, que passou a conviver com realidades distintas da sua. “Foi um choque ver crianças com tantas histórias de vida. Colegas que com 15 anos já trabalhavam. Parece que eu vivia em um mundo à parte”, confessa.
A diferença de vivência em relação aos outros alunos, foi um estímulo a mais para aumentar seu desenvolvimento humano. “Vejo tantas dificuldades, como pessoas que moram bem mais longe, ou que não têm uma estrutura familiar melhor, e elas sempre esbanjam um sorriso no rosto. Então eu não tenho motivo para desistir”, acredita.
Victor Samuel (17), assim como Gabrielly, também é violinista e recentemente entrou no ensino superior, na Faculdade de Música da UFC. Ele está no Jacques Klein há 1 ano e diz que muitas emoções já lhe aconteceram. “Eu nunca tinha ouvido um instrumento clássico. Mas quando ouvi o violino, me apaixonei”.
Victor guarda na memória uma apresentação especial que realizou pelo IBLF. “Eu me apresentei no Cineteatro São Luiz para mais de 300 pessoas. Eu nunca tinha ido a um teatro. Eu fiquei muito nervoso, mas criei coragem por estar junto aos meus amigos, no palco. Foi muito emocionante”, recorda.
O violinista sempre foi aluno de escola pública e diz que sua entrada na UFC e as apresentações proporcionadas pelo IBLF, fazem parte de um desejo antigo. “Quando eu era criança, já sonhava em entrar em uma Faculdade de Música. Hoje vejo esse sonho se tornar realidade”.
Mesmo com essa importante conquista pessoal – Victor é o primeiro da família a entrar em uma universidade pública – ele menciona que sua socialização foi o aspecto de maior mudança em sua vida. “Para mim, essa questão foi a que mais evoluiu. No IBLF pude conhecer muitas pessoas e, principalmente, aprender como tratá-las melhor. Aprendi a ter mais respeito pelas pessoas”, garante.
Essa semana recebemos a maravilhosa notícia, que mais dois de nossos alunos ingressam no ensino superior esse ano. Camila Barros passou para Nutrição na Faculdade Atendeu e Marcos Venícius passou para Geografia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), ambos são da turma de violino do Núcleo Casa de José de Alencar. Parabéns a todos, que esse ano iniciaram uma nova fase acadêmica de grande valor para a vida de cada um.
No ano de 2017, quatro ingressaram no ensino superior. Em 2018, já são mais 8 alunos. Investir na educação é investir no futuro. A educação é uma das principais ferramentas para formar cidadãos comprometidos com as instituições, seus países e os valores democráticos que fundamentam a vida em sociedade. Essa é a real transformação! Acredite!
Programa de Música Jacques Klein
O Programa de Música Jacques Klein (PMJK) realiza formação musical de excelência para 450 alunos, dos sete aos 20 anos, trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música. O Programa oferta cursos gratuitos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano, canto coral e iniciação musical, além de manter projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários.
O PMJK trabalha nos três bairros em que o IBLF atua, no Passaré, José de Alencar e Henrique Jorge, mantendo quatro grupos de referências, que realizam apresentações dentro e fora do Ceará. São eles: a Orquestra Jacques Klein, a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema e o Grupo Conversa das Teclas. Eventos como Dragão Fashion, Festival Música Nordeste UFC e o I Seminário Internacional de Violão do IFCE, constam no currículo dos alunos.