Estamos sempre buscando atingir nossos objetivos, sejam eles afetivos ou financeiros, pessoais ou coletivos. Quando alcançamos uma meta, outra logo surge para ser ultrapassada e nos motivar. A sensação de estarmos completos é uma noção passageira sobre nossas vidas. Precisamos nos completar a todo momento.
No final de fevereiro, a blogueira Jout Jout Prazer publicou um vídeo no YouTube explicando o que havia entendido sobre o livro A parte que falta, do estadunidense Shel Silverstein. Leitura infantil, lançada pela Companhia das Letras, a obra conta a história de um ser quase completamente circular que anda a procura de um pequeno pedaço que lhe faltava para tornar-se um círculo perfeito.
https://www.youtube.com/watch?v=GFuNTV-hi9M
A influenciadora folheia todo o livro em frente às câmeras e, com o desenrolar da história, vai às lágrimas, chegando à reflexão de que nossas vidas são baseadas em buscas constantes e intermináveis. Para a personagem principal da obra, somente quando encontrasse a parte que lhe preenchesse, é que ela seria feliz, ignorando, assim, os momentos de felicidade que lhe ocorriam durante sua saga.
“Eu quero dar esse livro para todas as pessoas que eu conheço”, relata Jout Jout, emocionada com a reviravolta da narrativa após a personagem de fato encontrar a parte que lhe faltava. O vídeo viralizou pelas redes sociais e chegou a mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.
Completar nossas lacunas é uma tarefa feita por várias mãos, uma vez que não estamos a sós no mundo. O afeto, a compreensão, o cuidado e o diálogo são atividades cotidianas e necessárias para a harmonia em comunidade. “O compartilhamento de emoções é um processo de junção de retalhos para formar uma colcha que representa nossa trajetória de vida”, acredita a Agência Nossa Causa, cujo propósito é inspirar pessoas e organizações para potencializar seu impacto e consciência social.
Para a Nossa Causa, essa tessitura funciona a partir do encaixe e desencaixe dos retalhos, ou melhor: dos conhecimentos, experiências e qualidades de cada um. Esses fragmentos podem e devem ser compartilhados com outras pessoas. Se uma vez fomos ajudados por outrem, agora podemos contribuir com a vida de quem precisa de nós. Esse processo é uma doação de si!
Inclusive, doar é um verbo tão presente e comum em nosso dia a dia que às vezes até mesmo esquecemos o seu significado. Instituições sem fins lucrativos e pessoas menos favorecidas, no entanto, sentem na pele a sua real importância e a falta que ele faz. Dicionários indicam que seu significado é o mesmo de se dedicar a uma causa ou alguém. Outras, afirmam que esse é um ato de se entregar.
Para pessoas em situação de vulnerabilidade emocional, financeira ou social, ambos os sentidos dão dimensão às tamanhas incompletudes em nossa sociedade. A primazia de se doar àqueles que mais precisam de nossos afetos, energias, esforços e sentimentos, se revela nos olhares, sorrisos e abraços de quem é beneficiado por eles.
Doar, portanto e acima de tudo, é um ato de amor. Amor por outras pessoas ou por uma causa. Amor pela vida. No Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), diversas formas de doação podem ser e são realizadas para a manutenção e investimento no trabalho desenvolvido em bairros de alto risco social. As atividades de música e karatê ganharam impulso em suas primeiras aulas graças aos instrumentos musicais e equipamentos esportivos doados.
As transformações proporcionada graças a atitudes como essas acontecem não somente aos seus beneficiários. Doadores, pontuais ou mensais, também têm suas vidas modificadas desde o primeiro contato, chegando ao desenvolvimento completo das crianças e adolescentes atendidos. Doações podem ser feitas através do cartão de crédito, depósito bancário, paypal, entre outras formas, contribuindo com a vida de milhares de pessoas, direta ou indiretamente.
O IBLF lhe convida a realizar uma doação para, juntos, contemplarmos ainda mais crianças, adolescentes e suas famílias com nossas ações. Assim como completar as lacunas existentes em nossas vidas é um ato prazeroso, ajudar outra pessoa a alcançar seus planos e sonhos, também nos é gratificante. #SeAbraProNovo e Doe!