O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) convida a comunidade a participar da culminância da II Semana da Música, no sábado (07) a partir das 9h, na Casa José de Alencar. O evento é gratuito e promove integração social e digital dos participantes.
A II Semana da Música do IBLF vem rendendo energias positivas, muita criatividade e fortes emoções para seus participantes. O evento organizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza teve início na última segunda-feira (02) e se estende até amanhã, sábado (07). As apresentações são idealizadas pelos próprios alunos e servem como estímulo para que eles desenvolvam senso de autonomia e liderança. Durante a Semana, exibições com músicas clássicas às músicas de lutas sociais são apresentadas. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura do Ceará, do Ministério da Cultura, e das empresas Enel e Gera.
O evento tem como objetivo promover o protagonismo e autonomia dos alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF. Os participantes do evento são estimulados a pensar desde questões técnicas (repertório, arranjos, figurinos) das apresentações até a sua infraestrutura, como instrumentos, microfones, cadeiras. O evento conta com a participação de 50 alunos dos três núcleos do Instituto: na Fundação Carlos Pinheiro (bairro Henrique Jorge), na Casa José de Alencar (bairro José de Alencar) e na Sede do IBLF (bairro Passaré).
Todas as exibições são gravadas e publicadas no Facebook para votação pública e, a partir disso, os artistas também têm iniciativa de buscar meios de conseguir “curtidas” (votos). Notando mais uma vez o grau de engajamento dos alunos, desta vez nas redes sociais, a equipe IBLF se surpreende com o número de acessos gerados durante o evento. A página do Instituto no Facebook chegou a alcance de 15.226 pessoas somente nesta semana. O violista Matheus Albuquerque (17), por exemplo, obteve 1.332 curtidas em apresentação solo, com a música Suíte nº1 de Bach.
Outra exibição de grande repercussão foi da dupla Yanomami, composta pelas artistas Iasmin Souza (17) e Nathália Fiuza (16). As alunas apresentaram a música Elas por elas, do trio baiano Obirin, cuja letra denuncia o machismo e mostra a realidade feminina invisibilizada pela sociedade. “Nesta canção há uma reflexão sobre muitas questões que nós, mulheres, vivenciamos cotidianamente”, destaca Clara Luz, professora de Canto Coral. “Ver as adolescentes tocadas por essas questões, nos enche de esperança”, declara.
Todos os equipamentos necessários para as apresentações são disponibilizados pelo IBLF, assim como o transporte para os familiares dos alunos acompanharem o encerramento do evento. O evento será aberto ao público e gratuito.
Serviço:
Culminância da II Semana de Música do IBLF
Quando: dia 07 de outubro (sábado), a partir das 9 horas.
Onde: Auditório da Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar
Evento Gratuito