Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE) premia atletas, entidades e personalidades do esporte estadual na Festa do Ranking 2016
No próximo sábado (28/01), a partir das 19 horas, no Ideal Clube, competidores de todo o estado serão premiados com o troféu de melhor atleta do Ranking da Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE). O Programa Bushi No Te, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), é a melhor equipe do estado, com mais medalhas de ouro conquistadas.
A Festa do Ranking Cearense é organizada pela FCKE anualmente e serve para comemorar as várias conquistas do esporte ao longo do ano. Para celebrar a temporada vitoriosa de 2016, a Federação homenageará 91 atletas, além de personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento da arte marcial no Ceará.
Das cinco competições organizadas pela FCKE, o Bushi No Te foi campeão de todas, obtendo 279 medalhas.
Programa de Karatê Bushi No Te
O Programa de Karatê Bushi No Te é desenvolvido pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), no bairro Passaré, desde 2012 e atende 200 alunos entre quatro e 20 anos. Campeão geral dos eventos realizados pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE) em 2016, o Bushi No Te não se restringe às competições em solo brasileiro. Seus atletas já chegaram a competir em países como Argentina e Itália.
O sucesso do Programa está também nas aprovações dos alunos no ensino superior, na queda da taxa de evasão escolar, na ausência de casos de gravidez precoce e nas histórias de famílias que vêem seus vínculos fortalecidos e passam a enfrentar as dificuldades com mais união e dignidade. Os valores do karatê são vividos hoje por milhares de pessoas através das ações do Bushi No Te, que seguem inspirando as pessoas a serem a melhor versão de si.
Os alunos mais experientes formam um grupo de referência que, anualmente, participa de competições dentro e fora do Ceará. Aos alunos também é ofertado um seminário de imersão promovido pelo IBLF, denominado Gashuku, onde aprendem mais sobre a filosofia e história da arte marcial. Desde 2015, o IBLF promove a Copa Bushi No Te, que reúne agremiações de todo estado, contando com mais de 600 inscritos em suas edições.