Vagas Limitadas!

Abertura das Pré-Inscrições – 20/02/2025

Sobre o
Festival

O II Festival Nacional Suzuki de Música é um evento promovido pelo Instituto de Música Jacques Klein – IMJK, tendo como objetivo, promover a prática musical coletiva através do Método Suzuki.

Serão professores, alunos e pais, com o mesmo propósito: Fortalecer os  princípios da metodologia Suzuki, promovendo a troca e a cooperação em torno da música.

O Dr. Suzuki enfatiza, em sua filosofia de trabalho, a importância do ambiente no desenvolvimento das potencialidades humanas. Um ambiente positivo e  apoiador é capaz de transformar realidades e promover o crescimento humano.

Fabrícia Abrantes

Direção Executiva

Novamente estamos ansiosos com a realização do II Festival Nacional de Música Suzuki!

O Instituto de Música Jacques Klein se sente privilegiado em organizar mais um evento dessa magnitude, refletindo nosso compromisso em criar possibilidades e promover crescimento.
Participe dessa história, compartilhe conhecimento e aproveite as experiências.

Será uma honra recebê-los em Fortaleza.

Jóse Márcio Galvão

Direção Pedagógica

Sejam todos bem-vindos ao 2º Festival Nacional Suzuki de Música, realizado pelo IMJK!

Cuidamos com carinho de cada detalhe para que você tenha momentos únicos de crescimento e aprendizado, e que possamos celebrar juntos cada conquista.

Que este Festival, mais uma vez, seja um evento repleto de música, alegria e transformação!

Luis Mauricio Carneiro

Direção Artística

Como é especial retornar, nesse ambiente, para falar do nosso II Festival Nacional Suzuki de Música!

Parece que ontem, ainda estávamos sonhando com a primeira edição e quando piscamos os olhos, estamos dando a abertura do segundo. Que alegria!

Não vemos a hora de rever aqueles que estiveram em 2024, além de encontrar novos jovens em torno da música e do ensino coletivo.

Que sejam dias inspiradores para todos! Nos vemos em Julho.

Professores

Shinobu Saito

Violino/Teacher
Trainer - SAA
Centro Suzuki de Campinas

Fábio dos Santos

Violino/Teacher
Trainer - SAA
Centro Suzuki de Campinas

José Márcio Galvão

Violino
Instituto Baccarelli

Raphael Egídio

Violino
Centro Suzuki de Brasília

Thiago Proença

Violino
Instituto de Música Jacques Klein

Charles Regauer

Viola
Centenary Suzuki School Shreveport/LA - EUA

João Lage

Violoncelo
Instituto de Música Jacques Klein

Marcos Mota

Violoncelo
Instituto Baccarelli

Armando da Costa

Contrabaixo
Instituto de Música Jacques Klein

Thiago Correia

Contrabaixo
Instituto de Música Jacques Klein

Luis Mauricio

Prática de Orquestra
e Palco & Performance
Instituto de Música Jacques Klein

Emanuelle Barros

Música e Movimento
Instituto de Música Jacques Klein

Inscrições Gratuitas

Sobre os prazos/Agenda

  1. Pré-inscrições / Abertura – 20/02/2025;

  2. Prazo limite para confirmação das inscrições – 05 dias úteis

  3. Inscrições para Orquestra do Festival / Prazo limite – 15/04/2025

  4. Envio de partituras / Orquestra do Festival – 30/04/2025

  5. Inscrições para Oficina de Palco & Performance – 15/04/2025

  6. Divulgação de resultados / Palco & Performance – 09/05/2025

 

O processo de inscrição está organizado em etapas, todos os interessados deverão submeter seus formulários de Pré-Inscrição (links abaixo). Num prazo de cinco dias úteis, a organização do evento acusará o recebimento e dará continuidade ao processo de confirmação.

As inscrições constando Prática de Orquestra e Oficina de Palco & Performance seguirão procedimentos distintos, solicitamos estarem atentos aos prazos, uma vez que essas inscrições envolvem o recebimento de partituras e/ou a apreciação de vídeo.

É importante ressaltar que os participantes são responsáveis pelas despesas de viagem, estadia, alimentação e translado.

 

Antes de submeter seu formulário de Pré-Inscrição, leia atentamente o Regulamento de Participação.

© Copyright 2024 Instituto de Música Jacques Klein. Todos os Direitos Reservados.

Shinobu Saito

Professora de Violino e Viola

É Doutora em música (performance em violino), formada pela Universidade de Iowa. Trabalha desde 1981 com o método Suzuki, tendo obtido excelentes resultados no ensino de instrumentos de cordas.

Lecionou o 1º volume para professores do método Suzuki durante o XXV e XXVI Festivais Internacionais de Música de Peru em janeiro de 2010 e 2011. Os alunos de violino dela participaram do 1º Encontro de alunos Latino-Americanos. O encontro teve mais de 14 países participantes num total de 164 alunos compartilhando as músicas típicas de cada país.

Em junho de 2006 obteve o “Teacher Trainer Certificate” da Associação Suzuki Americana (SAA), tornando-se a primeira professora no Brasil qualificada para treinar professores do método Suzuki. Desde então tem preparado muitos professores Suzuki no Brasil.

Em julho de 2004 foi agraciada com a Medalha Carlos Gomes pela sua contribuição na área cultural na cidade de Campinas.

Enquanto cursava o seu doutorado, deu aulas na Preucil School of Music, escola particular de música especializada em ensino pelo método Suzuki. Esta escola possui em média 600 alunos Suzuki e cinco diferentes níveis de orquestra de acordo com a idade, habilidade de leitura e conhecimento técnico do instrumento. Lá ela deu aulas de violino e leitura musical para crianças com idade a partir de três anos e meio, com o acompanhamento dos pais.

Shinobu aplica o seu conhecimento de orquestras infantis e jovens aprendidas nos Estados Unidos em seu estúdio aqui no Brasil com as orquestras formadas por seus alunos. Trabalhou também no curso de extensão no Departamento de Música da Unicamp regendo uma orquestra jovem de cordas.

Fábio dos Santos

Professor de Violino

Mestre em Música pela UNICAMP em 2006, formou-se bacharel em violino pela mesma universidade. Atua como professor de Violino Suzuki credenciado desde 2001. Desde 2003, participa da organização do “Retiro de Primavera de Campinas”, mini-curso de instrumentos de cordas. Convidado a lecionar em diversos festivais, incluindo em Festival de Francisco Beltrão, Festival de Londrina e Retiro de Brasília, foi agraciado com a Medalha Carlos Gomes de Cultura (Município de Campinas). 

Participou da organização do 1º e do 2º “Encontro de Alunos Suzuki da América Latina”, realizado em Lima-Peru. Participou da gravação de diversos projetos, incluindo o CDs “Tempo da Delicadeza” (Selo SESC-SP), “Para Cordas Brasileiras” (FICC-Campinas) e “Mistérios e Maneiras: as improvisações de Vinícius Dorin e Nenê” (University of Iowa, E.U.A.) e “Tem Carrêgo” com o grupo CARCOARCO. Mantêm atividades como músico popular e erudito. Professor do Centro Suzuki de Campinas, integra o grupo CARCOARCO, que pesquisa sobre rabecas brasileiras.

José Márcio Galvão

Professor de Violino

Professor de violino, coordenador pedagógico do Programa de Ensino Coletivo de Cordas do Instituto Baccarelli e consultor pedagógico do Instituto de Música Jacques Klein. Atua com Ensino Coletivo de Cordas há mais de 20 anos em projetos sociais no Brasil.

José Márcio é um entusiasta pelo ensino de Violino Coletivo, com foco na construção de habilidades musicais através de um ambiente de aprendizado positivo e estimulante, buscando sempre as formas de ensino mais efetivas possíveis para os alunos. É professor certificado e membro da Suzuki Association of the Américas (SAA). Seu trabalho com o Método Suzuki inclui participações em Cursos de Formação, Festivais, Seminários, Encontros e Conferências, em países como o Peru, Brasil, Argentina, México e EUA.

Foi coordenador artístico-pedagógico do Projeto Guri durante 14 anos, sendo responsável pelas atividades pedagógicas do curso de cordas friccionadas no Estado de São Paulo. É idealizador do curso Ensino Coletivo de Violino para Professores – “Como Ensinar por Habilidades”, o qual já foi ministrado para professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Portugal, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Guatemala, Bélgica, Holanda e Itália.

Raphael Egídio

Professor de Violino

Raphael Egídio é fundador e diretor do Centro Suzuki de Brasília. Violinista, licenciado em Artes e pós-graduado em Educação Musical.

Em 2009 se tornou professor integrante da “Suzuki Association of the Americas” tendo desde então participado de festivais e encontros para professores no Brasil, Perú, Colômbia, Argentina, México e Estados Unidos. 

Entre 2010 e 2018 coordenou os módulos de violino e viola do Programa “Música para Crianças”, realizado na Universidade de Brasília—UnB. Este programa recebeu o “Prêmio Profissionais da Música 2017”, no módulo “Criação, Projeto de Educação Musical”.

Em 2016, concluiu (pela primeira vez) a capacitação nos 10 livros de violino da metodologia Suzuki e possui mais de 30 cursos realizados e registrados na “Suzuki Association of the Americas”/ SAA. 

Foi o primeiro professor residente na América Latina a possuir a premiação “Certificate of Achievement- Level 1″ conferido pela SAA, que, através de avaliações, reconhece professores que possuem comprometimento e excelência em seu ensino, tendo recebido essa certificação em cerimônia de premiação na “Leadership Retreat”, em Ohio (EUA). 

Seus alunos têm participado de festivais em várias regiões do Brasil e em festivais internacionais no Perú, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos.

Membro fundador do Quarteto Natan Schwartzman

Em 2024, assumiu uma das vagas na diretoria da Associação Musical Suzuki do Brasil/ AMSBrasil.

Thiago Proença

Professor de Violino

Bacharel em violino pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário Brasileiro de Educação (CBM-UniCBE) e professor certificado e membro da Suzuki Association of the Américas (SAA), Thiago Proença visa compartilhar as duas expertises de um músico – performance e pedagogia – na busca pela formação e transformação de jovens músicos.

Como músico convidado, atuou em importantes orquestras brasileiras tais como Orquestra Sinfônica Nacional, Cia. Bachiana Brasileira e Orquestra Sinfônica do Paraná, além de solar por duas vezes o Concerto As Quatro Estações de Vivaldi com o Candle Ligth em Fortaleza.

Iniciou a carreira como professor de ensino coletivo no Projeto Guri, no estado de São Paulo, há 17 anos. Deu aulas de violino e viola na Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro, por quatro anos. Dirigiu seu Studio Suzuki TP em Curitiba por dois anos. Atualmente, atua como professor no Instituto de Música Jacques Klein, com a missão de colaborar na formação de uma Orquestra Jovem referência no país.

Charles Regauer

Professor de Viola

Charles Regauer começou sua jornada musical no Brasil em 1999, tocando violino. Alguns anos depois, ao se encantar pelo som profundo da corda dó, decidiu se aventurar na viola também. É bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre pela University of New Mexico, com especialização em Performance de Viola e Pedagogia do Violino.

Desde cedo, participou de diversos festivais de música no Brasil. Em 2008, foi um dos vencedores do concurso para jovens solistas da Orquestra do SESI/Fundarte, tendo a oportunidade de se apresentar como solista com a mesma orquestra em Porto Alegre.

Professor de violino e viola desde 2006, Charles tem concluído a capacitação de todos os livros Suzuki para ambos os instrumentos. Atua regularmente como docente em encontros Suzuki e cursos de verão no Brasil, EUA e México, sempre aprendendo e ensinando — às vezes até vestido de T-Rex, tocando escalas, canções populares e música erudita, liderando concertos em grupo ou ministrando masterclasses. Recentemente, recebeu o Certificate of Achievement de viola e violino da Suzuki Association of the Americas.

Atualmente, Charles é professor de violino, viola e administrador da Centenary Suzuki School, além de diretor do Centenary Suzuki Institute, em Shreveport, LA, EUA. Também integra o naipe de violas da Orquestra Sinfônica de Shreveport.

João Lage

Professor de Violoncelo

Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Estudou formação técnica em Violoncelo no Conservatoire du Briançonnais (Briaçon/FR), entre 2015 e 2016. Estudou especialização em Violoncelo no Conservatoire dÀnnecy, (Annecy/FR), de 2016 a 2019. Trabalhou como professor de violoncelo, formação musical e prática de orquestra, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage, de 2013 a 2015.

Atualmente trabalha no Instituto de Música Jacques Klein, na função de professor de Violoncelo.

Marcos Mota

Professor de Violoncelo

Participou de diversas masterclasses com grandes nomes do violoncelo, tais como Peter Wopke da Berlin Philharmonic Sextet, Michael Haran da Orquestra Filarmônica de Israel, o solista Leonard Elschenbroich e, um dos mais marcantes de sua carreira, Yo Yo Ma. Fez o curso de Filosofia Suzuki com a pioneira da metodologia no Brasil, Shinobu Saito e com a flautista Renata Pereira.  

Participou do curso do primeiro volume do método Suzuki para violoncelo com o violoncelista canadense David Evenchick e dos volumes 1 e 2 com a violoncelista argentina Patricia Pasmanter. Atualmente é professor de violoncelo no Instituto Baccarelli e licenciado em Música pela Faculdade Claretiano.

Armando da Costa

Professor de Contrabaixo

Estudou no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e atuou como contrabaixista nas Orquestra do SESI, Orquestra Sinfônica do Sergipe e Orquestra Filarmônica do Ceará.

Na década de 1980 foi aluno no projeto Espiral, fundado pelo prof.Alberto Jaffé, estudando contrabaixo com o prof.Vasquen Fermanian.

Participou de diversos festivais de música, ressaltando o Festival Eleazar de Carvalho, nos anos de 1995 e 96,na cidade de Itu/SP e em 2000 e 2002, na cidade de Fortaleza.

Em Janeiro de 2022 se tornou membro da “Suzuki Association of the Americas”, tendo participado dos cursos de Filosofia com a Teacher Trainner Shinobu Saito e Metodologia Suzuki para contrabaixo com a Teacher Trainer Virginia Dixon.

Atualmente é professor de contrabaixo no Instituto de Música Jacques Klein.

Thiago Correia

Professor de Contrabaixo

Atualmente é professor de contrabaixo no Instituto de Música Jacques Klein.O contrabaixista Thiago Correia é professor Suzuki desde 2016 e, além da carreira pedagógica, estabeleceu uma sólida formação na área de performance no Brasil e nos Estados Unidos.

Iniciou seus estudos musicais em 2005 nas instituições públicas de ensino de música em sua cidade natal, Recife-PE e em 2011, obteve o diploma de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco.

Posteriormente, seguindo para São Paulo para dar continuidade aos seu treinamento, foi bolsista no Instituto Baccarellli de 2012 até 2017, aperfeiçoando-se como músico de orquestra e professor, onde participou também, dos cursos de formação Suzuki.

Nos Estados Unidos, especializou-se em performance na Azusa Pacific University, obtendo seu Certificado Artístico, no período de 2017 até 2020, tendo Nathan Farrington como orientador, principal contrabaixista da ópera de Los Angeles.

De 2020 a 2022. Thiago cursou o mestrado em performance no prestigiado Cleveland Institute of Music sob a orientação de Derek Zadinsky, contrabaixista concertino da Cleveland Orchestra.

Atualmente é professor de contrabaixo no Instituto de Música Jacques Klein.

Luis Maurício Carneiro

Prática de Orquestra e Palco & Performance

Natural de Campos dos Goytacazes-RJ, é bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música – RJ, na classe da profa. Edna Solon Frantz, aperfeiçoou os estudos em violino com Édson Queiroz de Andrade e regência com Maestro Ricardo Rocha(Brasil), Mario Benzecry (Argentina) e Guillermo Scarabino(Argentina).

Em 1997, integrou a Orquestra Sinfônica Ibero-Americana por ocasião da “VII Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y Gobierno”, participando de diversos concertos na Venezuela, retornando a este país novamente em Fevereiro/1998, com a finalidade de se aprofundar na implantação e desenvolvimento do “Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela”, bem como, suas bases filosóficas, pedagógicas e práticas.

Atuou como diretor artístico e pedagógico das orquestras ligadas à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos, na ONG Orquestrando a Vida, em Campos-RJ, primeiro núcleo brasileiro representante do “Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela”, no decorrer por vinte e cinco anos, regendo a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, com a qual esteve se apresentando em teatros como: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Salon Dorado/Teatro Colon(Argentina), Sala Cecília Meireles, Via Funchal(SP), VivoRio (RJ), Carneggie Hall (EUA) e Teatro San Carlos(Portugal), dentre outras. Dirigiu, artisticamente, os Festivais de Música de Inverno em Campos, RJ.

Atualmente, residindo em Fortaleza – CE, assume a coordenação do Programa de Música Jacques Klein, no Instituto de Música Jacques Klein, atuando também, como professor de violino e maestro da Orquestra Jacques Klein.

Através do PROEMUS – UniRio, concluiu seu mestrado em Ensino das Práticas Musicais no ano de 2018.

Emanuelle Barros

Oficina Música e Movimento

Emanuelle Fernandes Barros é licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduanda em Musicoterapia. Professora de Iniciação Musical no Instituto de Música Jacques Klein, dedica-se ao ensino da música para crianças por meio de abordagens lúdicas e interativas.

Aprimorou sua formação com cursos de renomados profissionais da educação musical, como Estevão Marques, Luciana Nagumo, Carmen Mettig Rocha e Enny Parejo. Esta é sua segunda edição como professora no Festival Nacional Suzuki de Música, onde compartilha sua experiência e paixão pelo ensino musical, incentivando a expressão artística e a vivência coletiva da música.

Atualmente é professora de Iniciação Musical no Instituto de Música Jacques Klein.