18 a 20 julho de 2024

Fortaleza/CE

1900x844

Vagas Limitadas!

Pré-Inscrições até 05/05/2024

Sobre o
Festival

O 1º Festival Nacional Suzuki de Música é um evento promovido pelo Instituto de Música Jacques Klein – IMJK, tendo como objetivo, promover a prática musical coletiva através do Método Suzuki.

Serão professores, alunos e pais, com o mesmo propósito: Fortalecer os  princípios da metodologia Suzuki, promovendo a troca e a cooperação em torno da música.

O Dr. Suzuki enfatiza, em sua filosofia de trabalho, a importância do ambiente no desenvolvimento das potencialidades humanas. Um ambiente positivo e  apoiador é capaz de transformar realidades e promover o crescimento humano.

Junte-se a nós para dias inesquecíveis, nos vemos na “Terra do Sol”.

Fabrícia Abrantes

Direção Executiva - IMJK

Estamos felizes e ansiosos com a realização do 1º Festival Nacional de Música Suzuki!

O Instituto de Música Jacques Klein se sente privilegiado em organizar um evento dessa magnitude, refletindo nosso compromisso em criar possibilidades e promover crescimento.
Participe dessa história, compartilhe conhecimento e aproveite as experiências.

Será uma honra recebê-los em Fortaleza.

Jóse Márcio Galvão

Mentoria Pedagógica - IMJK

É com grande alegria que recebemos você para a 1ª edição do Festival Nacional Suzuki de Música promovido pelo IMJK!

Que este Festival seja um ambiente de crescimento, aprendizado e celebração, onde todos possam se conectar através da prática coletiva de música e da visão inspiradora de Shinichi Suzuki.

Desejamos que você tenha neste evento experiências enriquecedoras e inspiradoras, e que tragam memórias inesquecíveis.

Um grande abraço!

Luis Mauricio Carneiro

Coordenador do Programa de Música Jacques Klein

Mais uma etapa dentro da nossa trajetória. Realizar o 1º Festival Nacional de Música Suzuki, em Fortaleza, tem sabor de transformação, daquelas que somente a magia da música nos proporciona.

Não vejo a hora de conhecê-los, conversar, tocar e compartilhar momentos e sorrisos, contagiando a todos pela nossa cidade.

Professores

Edward Kreitman

Participação Especial
Violino/Teacher
Trainer - SAA
Chicago - EUA

Shinobu Saito

Violino e Viola/Teacher
Trainer - SAA
Centro Suzuki de Campinas

Fábio dos Santos

Violino/Teacher
Trainer - SAA
Centro Suzuki de Campinas

José Márcio Galvão

Violino
Instituto Baccarelli

Raphael Egídio

Violino
Centro Suzuki de Brasília

Thiago Proença

Violino
Instituto de Música Jacques Klein

Luis Mauricio

Prática de Orquestra
& Co-repetição
Instituto de Música Jacques Klein

Marcos Mota

Violoncelo
Instituto Baccarelli

João Lage

Violoncelo
Instituto de Música Jacques Klein

Thiago Correia

Contrabaixo
Instituto de Música Jacques Klein

Programação

18/07
08hCredenciamento
09hAulas Coletivas
Prática de Orquestra
Ensaio com pianista
12hALMOÇO
14h

17h
Aulas Coletivas
Prática de Orquestra
Ensaio com pianista
19/07
09hAulas Coletivas
Prática de Orquestra
Ensaio com pianista
12hALMOÇO
14hAulas Coletivas
Prática de Orquestra
Ensaio com pianista
17hINTERVALO
17h30Recital / Solistas
20/07
08hEnsaio Tutti
Orquestra
09hEnsaio Geral
Coletivos
11hConcerto de
Encerramento

Inscrições Gratuitas

As inscrições para o 1º Festival Nacional Suzuki de Música são gratuitas, limitadas e seguirão o seguinte protocolo:

1. Pré-Inscrição através do preenchimento do Formulário

2. E-mail de confirmação, enviado pela organização do evento (Prazo de recebimento – 5 dias úteis)

É importante ressaltar que os participantes são responsáveis pelas despesas de viagem, estadia, alimentação e translado.

O Instituto de Música Jacques Klein é uma instituição educacional sem fins lucrativos, dependendo de doações para manutenção de suas atividades regulares. Se desejar contribuir, sua doação poderá ser realizada através do Formulário de Pré-Inscrição. Agradecemos seu apoio!

Antes de realizar a sua inscrição, leia atentamente o Regulamento de Participação.

© Copyright 2024 Instituto de Música Jacques Klein. Todos os Direitos Reservados.

Edward Kreitman

Professor de Violino

É o fundador e diretor da Western Springs School of Talent Education e da Naperville Suzuki School. O Sr. Kreitman formou-se na Western Illinois University, onde estudou Pedagogia Suzuki com Doris Preucil e Almita Vamos. Em 1986, estudou com o Dr. Suzuki na Talent Education Summer School em Matsumoto, Japão.

O Sr. Kreitman serviu a Associação de Professores Suzuki em muitas funções, incluindo membro do Conselho de Administração, Comitê de Violino, equipe de Desenvolvimento de Professores e como Coordenador de diversas Conferências Nacionais de Professores Suzuki. Recentemente ele atuou na equipe SAA que desenvolveu o programa Every Child Can! Curso introdutório. Edward Kreitman goza de reputação internacional como clínico convidado nos institutos e workshops Suzuki.

Edward Kreitman apresentou palestras nas Conferências Nacionais Suzuki para a Associação Suzuki da Nova Zelândia, a Associação Suzuki das Américas, a Associação Europeia Suzuki, a Associação Britânica Suzuki e a Associação Brasileira Suzuki. O Sr. Kreitman lecionou em Conferências Internacionais Suzuki em Melbourne, Austrália e Matsumoto, Japão.

Kreitman é instrutor de professores registrado na Associação Suzuki das Américas e é autor de Ensinando a partir do Ponto de Equilíbrio: Um Guia para Pais, Professores e Alunos Suzuki e Ensinando com o Coração Aberto: Um Guia para o Desenvolvimento da Musicalidade Consciente . Em 2008, o Sr. Kreitman foi homenageado com o Prêmio Suzuki Chair no American Suzuki Institute em Stevens Point, Wisconsin.

Kreitman foi o ganhador do prêmio IL ASTA Outstanding Studio Teacher em 2019.

Shinobu Saito

Professora de Violino e Viola

É Doutora em música (performance em violino), formada pela Universidade de Iowa. Trabalha desde 1981 com o método Suzuki, tendo obtido excelentes resultados no ensino de instrumentos de cordas.

Lecionou o 1º volume para professores do método Suzuki durante o XXV e XXVI Festivais Internacionais de Música de Peru em janeiro de 2010 e 2011. Os alunos de violino dela participaram do 1º Encontro de alunos Latino-Americanos. O encontro teve mais de 14 países participantes num total de 164 alunos compartilhando as músicas típicas de cada país.

Em junho de 2006 obteve o “Teacher Trainer Certificate” da Associação Suzuki Americana (SAA), tornando-se a primeira professora no Brasil qualificada para treinar professores do método Suzuki. Desde então tem preparado muitos professores Suzuki no Brasil.

Em julho de 2004 foi agraciada com a Medalha Carlos Gomes pela sua contribuição na área cultural na cidade de Campinas.

Enquanto cursava o seu doutorado, deu aulas na Preucil School of Music, escola particular de música especializada em ensino pelo método Suzuki. Esta escola possui em média 600 alunos Suzuki e cinco diferentes níveis de orquestra de acordo com a idade, habilidade de leitura e conhecimento técnico do instrumento. Lá ela deu aulas de violino e leitura musical para crianças com idade a partir de três anos e meio, com o acompanhamento dos pais.

Shinobu aplica o seu conhecimento de orquestras infantis e jovens aprendidas nos Estados Unidos em seu estúdio aqui no Brasil com as orquestras formadas por seus alunos. Trabalhou também no curso de extensão no Departamento de Música da Unicamp regendo uma orquestra jovem de cordas.

Fábio dos Santos

Professor de Violino

Mestre em Música pela UNICAMP em 2006, formou-se bacharel em violino pela mesma universidade. Atua como professor de Violino Suzuki credenciado desde 2001. Desde 2003, participa da organização do “Retiro de Primavera de Campinas”, mini-curso de instrumentos de cordas. Convidado a lecionar em diversos festivais, incluindo em Festival de Francisco Beltrão, Festival de Londrina e Retiro de Brasília, foi agraciado com a Medalha Carlos Gomes de Cultura (Município de Campinas). 

Participou da organização do 1º e do 2º “Encontro de Alunos Suzuki da América Latina”, realizado em Lima-Peru. Participou da gravação de diversos projetos, incluindo o CDs “Tempo da Delicadeza” (Selo SESC-SP), “Para Cordas Brasileiras” (FICC-Campinas) e “Mistérios e Maneiras: as improvisações de Vinícius Dorin e Nenê” (University of Iowa, E.U.A.) e “Tem Carrêgo” com o grupo CARCOARCO. Mantêm atividades como músico popular e erudito. Professor do Centro Suzuki de Campinas, integra o grupo CARCOARCO, que pesquisa sobre rabecas brasileiras.

José Márcio Galvão

Professor de Violino

Professor de violino, coordenador pedagógico do Programa de Ensino Coletivo de Cordas do Instituto Baccarelli e consultor pedagógico do Instituto de Música Jacques Klein. Atua com Ensino Coletivo de Cordas há mais de 20 anos em projetos sociais no Brasil.

José Márcio é um entusiasta pelo ensino de Violino Coletivo, com foco na construção de habilidades musicais através de um ambiente de aprendizado positivo e estimulante, buscando sempre as formas de ensino mais efetivas possíveis para os alunos. É professor certificado e membro da Suzuki Association of the Américas (SAA). Seu trabalho com o Método Suzuki inclui participações em Cursos de Formação, Festivais, Seminários, Encontros e Conferências, em países como o Peru, Brasil, Argentina, México e EUA.

Foi coordenador artístico-pedagógico do Projeto Guri durante 14 anos, sendo responsável pelas atividades pedagógicas do curso de cordas friccionadas no Estado de São Paulo. É idealizador do curso Ensino Coletivo de Violino para Professores – “Como Ensinar por Habilidades”, o qual já foi ministrado para professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Portugal, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Guatemala, Bélgica, Holanda e Itália.

Raphael Egídio

Professor de Violino

Raphael Egídio é fundador e diretor do Centro Suzuki de Brasília. Violinista, licenciado em Artes e pós-graduado em Educação Musical.

Em 2009 se tornou professor integrante da “Suzuki Association of the Americas” tendo desde então participado de festivais e encontros para professores no Brasil, Perú, Colômbia, Argentina, México e Estados Unidos.

Entre 2010 e 2018 coordenou os módulos de violino e viola do programa “Música para Crianças”, realizado na Universidade de Brasília—UnB. Este programa recebeu o “Prêmio Profissionais da Música 2017”, no módulo “Criação, Projeto de Educação Musical”.

Em 2016, concluiu (pela primeira vez) a capacitação nos 10 livros de violino da metodologia Suzuki e possui mais de 30 cursos realizados e registrados na SAA.

Foi o primeiro professor residente na América Latina a possuir a premiação “Certificate of Achievement- Level 1″ conferido pela “Suzuki Association of the Americas” a professores que demonstram um excelente compromisso com a excelência em seu ensino.

Membro fundador do Quarteto Natan Schwartzman.

Thiago Proença

Professor de Violino

Professor de Instrumento Musical, Bacharelado em Música/Habilitação em violino pelo Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário (CBM-CEU), sob a orientação dos professores Tomaz, Soares, Adonhiran Reis e Carmelita Reis. Profissional com vasta experiência em atividades musicais com a participação em concertos. Atualmente é professor de violino no Instituto de Música Jacques Klein.

Luis Maurício Carneiro

Prática de Orquestra & Co-repetição

Natural de Campos dos Goytacazes-RJ, é bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música – RJ, na classe da profa. Edna Solon Frantz, aperfeiçoou os estudos em violino com Édson Queiroz de Andrade e regência com Maestro Ricardo Rocha(Brasil), Mario Benzecry (Argentina) e Guillermo Scarabino(Argentina).

Em 1997, integrou a Orquestra Sinfônica Ibero-Americana por ocasião da “VII Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y Gobierno”, participando de diversos concertos na Venezuela, retornando a este país novamente em Fevereiro/1998, com a finalidade de se aprofundar na implantação e desenvolvimento do “Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela”, bem como, suas bases filosóficas, pedagógicas e práticas.

Atuou como diretor artístico e pedagógico das orquestras ligadas à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos, na ONG Orquestrando a Vida, em Campos-RJ, primeiro núcleo brasileiro representante do “Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela”, no decorrer por vinte e cinco anos, regendo a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, com a qual esteve se apresentando em teatros como: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Salon Dorado/Teatro Colon(Argentina), Sala Cecília Meireles, Via Funchal(SP), VivoRio (RJ), Carneggie Hall (EUA) e Teatro San Carlos(Portugal), dentre outras. Dirigiu, artisticamente, os Festivais de Música de Inverno em Campos, RJ.

Atualmente, residindo em Fortaleza – CE, assume a coordenação do Programa de Música Jacques Klein, no Instituto de Música Jacques Klein, atuando também, como professor de violino e maestro da Orquestra Jacques Klein.

Através do PROEMUS – UniRio, concluiu seu mestrado em Ensino das Práticas Musicais no ano de 2018.

Marcos Mota

Professor de Violoncelo

Participou de diversas masterclasses com grandes nomes do violoncelo, tais como Peter Wopke da Berlin Philharmonic Sextet, Michael Haran da Orquestra Filarmônica de Israel, o solista Leonard Elschenbroich e, um dos mais marcantes de sua carreira, Yo Yo Ma. Fez o curso de Filosofia Suzuki com a pioneira da metodologia no Brasil, Shinobu Saito e com a flautista Renata Pereira.  

Participou do curso do primeiro volume do método Suzuki para violoncelo com o violoncelista canadense David Evenchick e dos volumes 1 e 2 com a violoncelista argentina Patricia Pasmanter. Atualmente é professor de violoncelo no Instituto Baccarelli e licenciado em Música pela Faculdade Claretiano.

João Lage

Professor de Violoncelo

Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Estudou formação técnica em Violoncelo no Conservatoire du Briançonnais (Briaçon/FR), entre 2015 e 2016. Estudou especialização em Violoncelo no Conservatoire dÀnnecy, (Annecy/FR), de 2016 a 2019. Trabalhou como professor de violoncelo, formação musical e prática de orquestra, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage, de 2013 a 2015.

Atualmente trabalha no Instituto de Música Jacques Klein, na função de professor de Violoncelo.

Thiago Correia

Professor de Contrabaixo

O contrabaixista Thiago Correia é professor Suzuki desde 2016 e, além da carreira pedagógica, estabeleceu uma sólida formação na área de performance no Brasil e nos Estados Unidos.

Iniciou seus estudos musicais em 2005 nas instituições públicas de ensino de música em sua cidade natal, Recife-PE e em 2011, obteve o diploma de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco.

Posteriormente, seguindo para São Paulo para dar continuidade aos seu treinamento, foi bolsista no Instituto Baccarellli de 2012 até 2017, aperfeiçoando-se como músico de orquestra e professor, onde participou também, dos cursos de formação Suzuki.

Nos Estados Unidos, especializou-se em performance na Azusa Pacific University, obtendo seu Certificado Artístico, no período de 2017 até 2020, tendo Nathan Farrington como orientador, principal contrabaixista da ópera de Los Angeles.

De 2020 a 2022. Thiago cursou o mestrado em performance no prestigiado Cleveland Institute of Music sob a orientação de Derek Zadinsky, contrabaixista concertino da Cleveland Orchestra.