fbpx

II Encontro Jacques Klein de Educação Musical e Terceiro Setor visa promover Rede de Cooperação entre as ONGs do Ceará

Em sua 2ª edição, o Encontro Jacques Klein de Educação Musical e Terceiro Setor, realizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF, acontece no próximo dia 13 de junho, com participação de ONGs de várias regiões do estado, entre elas, a Fundação Raimundo Fagner, Orquestra de Sopros de Pindoretama, Associação Tapera das Artes, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA e Casa de Vovó Dedé. O evento será realizado na Casa José de Alencar, um dos núcleos de ensino do IBLF, com programação que começa às 08h e segue até às 17h, contando com palestras, oficinas, mesa redonda e muita música durante todo o dia.

Segundo o Coordenador do Projeto Jacques Klein do IBLF, Arley França, após o sucesso da primeira edição, o evento pretende este ano ampliar o elo de cooperação entre as ONG’s que atuam com educação musical no estado e fortalecer as parcerias que foram resultantes do evento do ano passado. “É muito importante que possamos criar uma rede de cooperação entre as instituições do terceiro setor para realizarmos atividades que gerem integração entre os jovens que estão nesse processo de formação musical, pois pra eles, ver pessoas da mesma idade fazendo o que eles também estão estudando, é a maior fonte de ânimo e motivação para continuar crescendo e se aprimorando na música”, disse o coordenador.

Pensando na importância de possibilitar a troca de experiências dos alunos de música das instituições, o evento traz em sua abertura, o momento “Ciranda do Som”, onde todas as ONG’s participantes poderão se apresentar, gerando intercâmbio artístico entre os alunos de cada projeto. Outro destaque da programação será a mesa redonda “Perspectivas da Educação Musical no Ceará”, que visa apresentar aos jovens estudantes as possibilidades para dar continuidade ao processo de formação musical, com representantes  das instituições formais de ensino da música no Ceará, incluindo a Universidade Federal do Ceará – UFC, a Universidade Estadual do Ceará – UECE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE.

Na ocasião, o IBLF também fará o lançamento do seu novo vídeo institucional e entrega do material pedagógico desenvolvido exclusivamente para o Projeto Jacques Klein. Para Arley França, coordenador do projeto e autor dos tópicos sobre musicalização, canto coral e leitura rítmica, ter um material próprio de ensino é muito importante para que os alunos dos três núcleos de ensino do instituto tenham o mesmo padrão de aprendizado, independente do lugar onde estejam inseridos. “É comum nas escolas de formação musical o foco estar todo direcionado para a prática do instrumento e alguns esquecem sobre a importância de ter um apoio teórico para esses alunos, que eles possam levar pra casa e continuar estudando o que está sendo visto em sala de aula, esse material é um complemento essencial para a formação musical desses aprendizes”, disse o coordenador. Ele ressalta ainda que o material  foi pensado para todo o programa formativo do projeto, desde a musicalização até quinto nível de cada curso todos tendo duração de 6 anos.
 
Sobre a bibliografia, foram utilizados autores de referência nos instrumentos de cordas friccionadas, piano, violão e canto coral, incluindo exercícios técnicos para todos os níveis da formação musical. Uma contribuição significativa para a qualidade do material foi a participação do professor e maestro Hudson Nogueira, mestre no Conservatório Dramático Musical de Tatuí (SP), que esteve no IBLF ministrando oficinas e palestras para os educadores e aprendizes do instituto, e deixou sua importante colaboração no processo pedagógico elaborando uma série de partituras originais que serão aplicadas em diferentes níveis de aprendizado dos alunos. “São 12 partituras com músicas do folclore brasileiro, enriquecendo ainda mais o material de estudo dos nossos alunos, e a ideia é que os grupos de referência do instituto possam tocar essas músicas em suas apresentações”, ressaltou a Diretora de Projetos do IBLF, Bia Fiuza.

Jacques Klein
 
Além do Encontro, o pianista cearense de Aracati Jacques Klein também nomeia o projeto de educação musical desenvolvido no IBLF. O seu legado influenciou diretamente na criação deste projeto que hoje atende 350 crianças e adolescentes.
 
De acordo com Bia Fiuza, Diretora de Projetos do IBLF, explica a escolha específica por Jacques Klein, dentre tantos outros nomes de destaque na música erudita: “Dentre os músicos brasileiros, ele foi um dos grandes nomes a obter reconhecimento mundial, portanto, é merecido resgatar a memória desse músico cearense tão prestigiado”.
 
Jacques Klein chegou a se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, junto ao maestro Eleazar de Carvalho. Em 1953, concorrendo com 113 candidatos vindos de 33 países, venceu por unanimidade o Concurso Internacional de Execução Musical, em Genebra, na Suíça. A partir de então, alcançou grande sucesso na Europa. No Brasil, compôs com Dorival Caymmi, e ainda dirigiu a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
 

SERVIÇO

II Encontro Jacques Klein – Educação Musical e Terceiro Setor
Onde: Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana)
Quando: 13 de junho
Horário: 8h às 17h
Mais informações: 3114.3984 / 88991061

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO 13/06

8h – Credenciamento

9h – Abertura do Evento – Ciranda do Som, com alunos da Fundação Raimundo Fagner, Orquestra de Sopros de Pindoretama, Projeto Jacques Klein, Tapera das Artes, Agua e Casa de Vovó Dedé.

10h20 Intervalo

10h40Mesa Redonda: Perspectivas da Educação Musical no Ceará – Elvis Matos (UFC), Heriberto Porto (UECE), Marcelo Leite (IFCE), Arley França (Projeto Jacques Klein) e Vanildo Franco (AGUA). Lançamento do vídeo institucional do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e do material didático do Projeto Jacques Klein.

12h30 13h30 – Intervalo para Almoço

13h30 – Oficina de Violão – Armando Costa / João Paulo Nobre 13h30 – Oficina de Canto e Percepção Musical – Leila Uchoa, Clara Luz, Ana Maria Sobrinho e Jackson Ferreira

13h30 – Oficina de Prática de Conjunto para instrumentos de Corda – Arley França 15h – Intervalo

15h30 – Ensaio Aberto dos alunos participantes das oficinas e formação da Orquestra do Encontro Jacques Klein de Educação Musical e Terceiro Setor

16h40 – Encerramento