A competição é organizada pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e tem apoio da Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE)
Com muita luta, esforço e emoção karatecas de todo o Ceará sobem ao tatame para a disputa da III Copa Bushi No Te de Karatê. O campeonato acontece no dia 27 de agosto e serve como preparação para o circuito de competições nacional. Ao todo, 600 atletas são aguardados pela equipe do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), que espera repetir o sucesso dos anos anteriores.
As lutas são divididas pelo sexo, peso e faixa de graduação dos atletas. Todos os campeões recebem medalhas de ouro e brindes, que podem ser protetores, faixas ou kimonos. A competição tem o apoio da Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE) e tem entrada gratuita.
Para homenagear quem incentiva a prática do karatê como ferramenta de transformação social, o evento homenageia com o Prêmio Adriano Picanço. O professor Francisco Assis Bezerra, vice-presidente da Confederação Nacional Esportiva de Karatê Interestilos, será o homenageado de 2017.