fbpx

O IBLF visa criar oportunidades para crianças e adolescentes que habitam em áreas de alta vulnerabilidade em Fortaleza, comunidades com altos índices de violência, bem como baixíssima renda. Através de duas diferentes linguagens que unem razão e sentimento, a música e o karatê, sensibilizamos os corpos e as mentes dos nossos alunos, impulsionando-os a pensar criticamente e a interferir no mundo em que vivem, transformando suas próprias perspectivas e projetando outras possíveis para si mesmos e para o coletivo, formando cidadãos conscientes, responsáveis, autônomos e protagonistas de suas próprias vidas.

O Instituto acredita que a música e o karatê alinhados com o acompanhamento social são grandes ferramentas mobilizadoras de mudanças socioculturais. Ao todo, são atendidos mais de 600 alunos a partir de 4 anos de idade no karatê e na música, tendo como faixa etária limite 18 anos. Todas as ações são realizadas de forma gratuita para o público.

Os programas do Instituto são realizados em dois bairros de Fortaleza, atendendo mais de 400 alunos através do Programa de Música Jacques Klein (PMJK) e mais de 200 no Programa de Karatê Bushi No Te (BSNT). Todos os alunos e suas respectivas famílias são acompanhados pela equipe interdisciplinar do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano (PEDH), formada por profissionais e estudantes de pedagogia, psicologia e serviço social, com o objetivo de auxiliá-los a transpor as barreiras ligadas à desigualdade social, transformando suas realidades.


Onde estamos

O IBLF possui uma estrutura descentralizada na cidade de Fortaleza. O Núcleo Passaré, primeiro núcleo de atuação, está localizado no Conjunto Jardim União II, Passaré, bairro constituído por várias comunidades.

De acordo com o Censo do IBGE (2010), o IDH do bairro é 0,423 e a renda média da população é de R$ 619,47. O segundo núcleo de ensino funciona dentro da Casa José de Alencar, uma instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964.

Através desta parceria com a UFC, o IBLF atende crianças e adolescentes de comunidades do entorno, onde o IDH é de 0,376 e a renda média da população é de R$ 488,71.

Missão:
Contribuir para o desenvolvimento humano, ampliando perspectivas de futuro para crianças, adolescentes e jovens, por meio da educação, da música e do karatê.

Visão:
Ser uma referência nacional na formação de crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo tecnologias sociais de excelência por meio da educação, da música e do karatê.

Valores:
Ética; Respeito; Autonomia; Humanidade; Colaboração; Afetividade; Excelência; Diversidade.

Proposta de Valor

Contribuir para formação de cidadãos conscientes da sua capacidade de ascender a partir da educação, transformando vidas através do ensino de excelência da música e do karatê.

Sonho

Trilhar todo o caminho para construção de uma orquestra filarmônica, através disso gerar transformação social promovendo oportunidades e empoderamento por meio da educação de excelência.

 

Parâmetros do Índice de Desenvolvimento Humano
Baixo – 0,500

Médio – 0,500 a 0,800
Alto – acima de 0,800
* Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (www.ipea.gov.br)