O projeto Bushi No Te, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), se destaca pelo quarto consecutivo no Ranking Cearense de Karatê, dessa vez, alcançando a marca de 15 atletas classificados entre os melhores do estado, superando os anos de 2014 e 2013, quando o projeto classificou 13 e 9 alunos, respectivamente.
As indicações para essa premiação ocorrem através de um somatório de pontos e medalhas obtidos por cada atleta no decorrer das competições. Dessa forma, esses resultados mostrados pelo Bushi No Te refletem todo o esforço realizado pelo IBLF para manter seus atletas treinando em alto nível e com dedicação, para que assim consigam se credenciar entre os melhores atletas do estado.
Romilson Mariano, coordenador de esportes do IBLF, acredita que, as aulas as quais crianças e adultos treinam juntos, ajudam aos pequeninos a se aperfeiçoarem em um nível técnico mais elevado, sem contar no companheirismo criado nessa mescla entre novatos e veteranos. Além disso, Romilson destaca os dois “mini” atletas, Cristian Ybirson (06) e Maria Luiza (04), que se classificaram nas categorias baby masculino e feminino, cada. “As turmas menores sempre treinam com as turmas maiores, que são mais fortes, portanto, esse treinamento mais puxado é o diferencial na hora da apresentação”, relata.
A Festa do Ranking Cearense acontecerá no Ideal Club, no dia 27 deste mês a partir das 19h. A homenagem é realizada anualmente pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE), a qual, através de um somatório de pontos e medalhas, divulga no começo do ano seguinte, a classificação de cada atleta em sua determinada categoria. Além disso, “esta é uma festa de gala que vai coroar o ano dos atletas, aproveitando também para homenagear a diretoria técnica, personalidades políticas e pessoas que vem ajudando o karatê durante o ano”, afirma Danilo Soares, presidente da FCKE.
“Ver os nossos atletas entre os melhores de suas categorias é uma satisfação enorme para nós”, afirma Beatriz Fiúza, diretora do IBLF. Para ela, o ranking funciona como estímulo para as famílias e atletas a darem prosseguimento aos treinamentos, logo, essa homenagem torna-se muito gratificante por reconhecer todo o esforço realizado pelo instituto.
Sobre o Projeto Bushi-No-Te
Parte integrante do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza desde agosto de 2012, o Bushi No Te, de karatê, vem beneficiando crianças e jovens, do bairro Passaré e imediações. Desenvolvido com o objetivo de educar socialmente e gerar oportunidades para os jovens, o projeto atende atualmente 150 atletas, entre 4 e 65 anos, contando com turmas baby, infantis, jovens e adultas, que sob a coordenação do Shiran Romilson Mariano e o professor Alexandre Rosa, vem se destacando no esporte e conquistando títulos regionais, nacionais e até mundiais.