“Dojo-kun
Esforçar para formação do caráter
Conter o espírito de agressão
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
Respeito acima de tudo
Criar o intuito de esforço”
Mãos de Guerreiro. Eis a simbologia traduzida no próprio nome do Programa de Karatê Bushi No Te – BSNT, que tem como missão associar a prática das artes marciais a valores como autonomia, inclusão social, protagonismo e cidadania. Entendendo o papel do Karatê como método e doutrina voltados ao desenvolvimento humano e ao aperfeiçoamento do caráter, o programa exerce forte influência sobre os educandos, atrelando à prática de desporto uma formação para a cidadania capaz de apontar novas perspectivas de vida no contexto da desigualdade social. No IBLF, o karatê vai muito além de entretenimento, agindo como ferramenta disciplinar geradora de superação, respeito, dedicação e formação de valores.
O BSNT foi campeão em todas as competições de nível estadual no decorrer do ano, somando 31 atletas ranqueados como os melhores em suas categorias em 2019. Um resultado e tanto!
Diante dos resultados alcançados, o programa ganha evidência, fazendo com que a prática esportiva não se limite ao dojô ou a uma técnica de luta. Os treinamentos se aplicam aos aspectos diários da vida dessas crianças, adolescentes e jovens, estimulando neles a força de vontade, uma das principais energias do Karatê, a autonomia, o senso de responsabilidade e o crescimento humano. Eis a principal motivação do Bushi No Te: abrir portas e oferecer instrumentos para que seus alunos possam projetar e trilhar caminhos mais prósperos.
Programa de Karatê Bushi No Te em Números – 2021 | ||
260 Alunos | 06 Monitorias | 05 Palestras Online |
06 Participações em bancas avaliadoras | 10 Capacitações realizadas por Professores | 07 Títulos Conquistados |
02 Seminários de Kata Kihon | 02 Intercâmbios Técnicos | 01 Campeonato |
01 Equipe de Referência Infantil | 01 Equipe de Referência Jovem | 01 Equipe de Kata |
02 Exames de Graduação |
Escola de Karatê
Esforço e determinação a olhos vistos. O BSNT atende mais de 200 alunos, com idades entre 4 a 18 anos, por meio de aulas e treinos diários no Jardim União II – Passaré e Messejana, dois bairros de alta vulnerabilidade social de Fortaleza. Os atletas se dividem entre turmas baby (4 a 6 anos), infantis (7 a 11 anos), juvenis (12 a 18 anos) e uma turma adulta. Esta última é formada por atletas veteranos e familiares dos alunos atendidos, construindo um vínculo necessário para a aproximação com as famílias e a comunidade. Os atletas treinam tanto
individualmente quanto em equipe.
Cursos, Encontros e Treinos
Ao longo do ano, o BSNT realiza e participa de cursos e encontros, estimulando a busca de conhecimento entre os alunos e promovendo a troca entre nossos atletas e os atletas de outras agremiações. São realizados encontros de faixa preta, cursos de kata e cursos de arbitragem. Como forma de se preparar para as competições de nível nacional.
Equipe de Referência
Quanto mais dedicação, mais oportunidade. Atletas com pelo menos um anos de vivência de karatê podem buscar uma vaga no grupo, passando a participar de mais treinos e a representar o Programa Bushi No Te em competições nacionais e internacionais. Os atletas da equipe de referência podem receber uma bolsa atleta e auxílio transporte.
Intercâmbios Esportivos
Ranking Cearense
Todos os anos a FCKE certifica os atletas campeões em cada uma das 89 categorias existentes, ou seja, aqueles que somaram o maior número de pontos ao longo do ano. É realizada uma festa em homenagem a estes campeões, com a presença de toda a comunidade carateca do estado. Em 2018, 29 dos homenageados foram atletas BSNT, que recebeu também o título de campeão geral, tendo ganhado todas as competições realizadas no Ceará ao longo do ano, um feito que há 10 anos não acontecia.
Campeonatos e Exames de Graduação
Acontecem todos os anos dois exames de graduação (Dangai) no IBLF, para que os alunos de faixa branca a roxa possam ascender aos níveis seguintes (até a marrom). A preparação para os exames de mudança de faixa faz parte de uma estratégia pedagógica que visa o fortalecimento da confiança e autoestima dos participantes. Contamos com o apoio da Federação Cearense de Karatê Esportivo para a realização desta atividades, tanto para integrar a banca avaliadora e quanto para conceder as certificações.
Copa de Karatê Bushi No Te
A Copa BSNT é atualmente o maior evento do estado em sua categoria. Em 2019 contou com a participação de 375 atletas de todo os estado distribuídos em 95 categorias, sendo xx deles alunos do BSNT disputam medalhas. O prêmio Adriano Picanço, criado para homenagear pessoas que contribuem para o esporte é entregue no evento, tendo sido o próprio Adriano Picanço o primeiro a recebê-lo. Foi criado também o Troféu Renshi Djalma Barreto, destinado aos campeões masculino e feminino da categoria The Best.