fbpx

Programa de Música Jacques Klein realiza concerto com músicos de renome internacional

5

Aberto ao público e gratuito, o evento contou com a participação dos professores Yerko Tabilo (UFPB) e Zezé Chevitarese (UFRJ).

“Fiquei maravilhada em poder prestigiar uma orquestra e um coral de tão perto. A acessibilidade da apresentação e o talento de todos me encantou”, depoimento de Heloise Montenegro.

Esse foi um dos depoimentos que alegraram a noite de quinta-feira (19), no concerto de encerramento da Residência Artística do IBLF. Ministrados pelos convidados Yerko Tabilo e Zezé Chevitarese alunos e professores tiveram uma semana maravilhosa de muita alegria e compartilhamento, além de encantarem a todos nas apresentações. Um prazer imenso para o Programa de Música Jacques Klein proporcionar tamanha experiência a cada aluno e professor que participou. Contribuições como essa cria um diferencial na vida e formação de todos ao redor. 

Yerko Tabilo é chileno e veio para o Brasil para implantar o Departamento de Música da UFPB. Ele também é fundador do Quinteto da Paraíba, que contribuiu com o Grammy Latino ao cantor Lenine em 2009, e é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Yerko viaja pelo Brasil dando cursos de formação em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), contribuindo com orquestras como a do Estado do Mato Grosso.

Zezé Chevitarese, por sua vez, é diretora artística da Escola de Música da UFRJ e referência no canto coral brasileiro. Ela também é idealizadora e regente tanto do Coral Brasil Ensemble quanto do Coral Infantil da UFRJ, criados em 1999 e 1989, respectivamente. Este último conta com experiência internacional e soma mais de 270 apresentações em seu currículo.

A Residência Artística propicia aos alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF, o contato direto com profissionais de relevância na área da música nacional e internacional. O evento também serve como capacitação docente para os professores do Programa, bem como de instituições convidadas, para que possam replicar o conhecimento adquirido em seus contextos de sala de aula.

Os professores não poderiam ficar de fora! Pela manhã na Residência Artística do IBLF, Yerko e Zezé deram um workshop voltado especialmente para nossos professores e convidados. E como resultado desse esforço apresentaram-se todos lindamente no encerramento com a música Candeeiro, uma composição de Lenine e arranjo de Xisto Medeiros.

Agradecemos a todos que prestigiaram e participaram desse grande momento, agradecemos aos facilitadores Zezé e Yerko pela maravilhosa contribuição na vida e caminhada de cada um dos alunos, a equipe IBLF pela organização e aos nossos queridos apoiadores que junto conosco acreditam na transformação e reconhecem a importância dessas ações.