fbpx

Projeto Político Pedagógico

Monitoramento
O IBLF acredita que para se realizar um bom trabalho é preciso que a equipe esteja engajada no processo de formulação, monitoramento e avaliação das metodologias aplicadas. O fazer pedagógico social deve se adaptar ao seu contexto e estar sempre atento aos resultados, não podendo ser inflexível. Em 2016, dedicamos as manhãs de sexta-feira para avaliar metodologias, materiais didáticos, eventos e fluxos, e também para planejar as ações do IBLF de forma coletiva. Este trabalho resultou em importantes ajustes para o ano de 2017, como o aumento do tempo de aula, o ajuste nos conteúdos trabalhados nos cursos e os processo de avaliação de desempenho dos alunos, e a adaptação dos grupos de vivência. A produção de conhecimento vem ganhando cada vez mais destaque no trabalho do IBLF.

Formação Continuada
Para garantir o constante envolvimento e crescimento da equipe, foram feitos investimentos também na formação dos estagiários e profissionais, através de palestras e oficinas realizadas pelos próprios membros da equipe e por convidados.

Trocas de Conhecimento
O IBLF busca manter uma rotina de trocas com outros projetos alinhados à nossa causa, tanto os convidando para realizar ações em nossos núcleos, quanto atendendo a convites e contribuindo para seus eventos. Em 2016, recebemos o Projeto Primeira Chance na nossa Sede e o Projeto Sorrisão (SESCOOP) no Núcleo Casa José de Alencar (fevereiro), que realizaram uma palestra e uma ação voluntária de conscientização sobre os cuidados com a saúde bucal, respectivamente.

Participamos ainda de alguns grupos e eventos, na intenção de contribuir para o fortalecimento do terceiro setor em nosso estado, como no Comitê de organização do Fórum IEP de Sustentabilidade e Comitê de criação da COOPERBEM – cooperativa de apoio ao terceiro setor.