Os professores Paulo Cleber (Violista da Orquestra Eleazar de Carvalho – CE) e Nadílson Gama (Violinista da Orquestra Sinfônica de São Paulo), foram para participar da residencia artística com os alunos do Projeto Jacques Klein.
Realizadas na sede do IBLF, no Passaré, as residências iniciaram na quarta (30) e vai até sábado (02.04), com o objetivo de acessibilizar o contato do alunos com músicos profissionais de grandes orquestras, para uma troca intensiva de conhecimento.
A ação faz parte do plano de trabalho da instituição, assumindo um posicionamento de excelência no ensino de música.
A abertura da atividade ficou por conta do violista Paulo Cleber, dia 30, que apresentou a palestra “A viola e o repertório orquestral”. Para Larissa Rodrigues, Violista da Orquestra Jacques Klein, a palestra com Paulo foi uma experiência gratificante. “Antes eu não imaginava chegar perto de uma viola e hoje eu toco! Poder conhecer um violista tão bom quanto ele foi uma honra e me motiva a continuar acreditando no meu talento”, disse a aluna.
Seguindo as atividades, os alunos do Projeto Jacques Klein trabalharão com o professor Nadilson Gama os fundamentos aplicados por ele na formação de orquestras infanto-juvenis de São Paulo. Além dos alunos, os professores da instituição também irão participar da residência para que, posteriormente, apliquem a metodologia usada pelo paulista. Nadilson é autor do “Método Facilitado para Instrumentos de Corda”, que escreveu junto de seu irmão, Nelson Gama (Violoncelista e Regente), depois de trabalharem por anos como professores e perceberem uma lacuna na existência de métodos para Violino, Viola e Violoncelo escritos em português. O método, depois de aprovado, foi registrado na Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura que mantém os registros de obras inéditas.
O “Método Facilitado para Violino, Viola e Violoncelo”, não se trata de uma compilação de outros métodos, mas sim uma obra que mantém uma mesma linha pedagógica para os três instrumentos e contém exercícios para fixação da digitação de forma paulatina. Tendo suas melodias arranjadas para Quarteto de Cordas, depois da teoria, o professor pode reunir os naipes dos três instrumentos para tocarem em conjunto, o que se realizará na instituição com os alunos da Orquestra Jacques Klein.
Fonte: Assessoria de Comunicação